Vamos então a descoberta.
Começamos por nos dirigirmos ao bairro judeu, a ideia era visitar a grande mesquita (a maior da Europa) mas, balde de agua fria, estava fechada :( resta tirar fotos ao exterior, percorrer a zona do cemitério e aqui mais uma vez ficamos com o coração tão pequenino, tantas crianças, tantas pessoas mortas pelo holocausto, seguimos em direção a zona onde tem uma árvore (chorão) em que cada folha tem um nome.
As cúpulas são lindas :)
O cemitério
O chorão
Depois desta desilusão , sim soube a pouco ver só o exterior quando temos a certeza que o seu interior iria fazer as delicias dos nossos olhos.
Respiremos fundo e vamos ao que segue porque Budapeste ainda tem muito para nos mostrar.
Vamos então até ao final da famosa avenida Andrassy.
Temos a praça dos Heróis a nossa espera.Grande muito grande esta praça, vamos destacar o monumento do milénio.
Aqui está ele
Como figura principal temos o Arcanjo Gabriel segurando uma cruz e a coroa de santo Estevão, este é um símbolo do Cristianismo na Hungria.Depois da história sabe bem entrar um pouco no imaginário, e qual a mulher que não gosta ou não sonha com o mundo das princesas? eu sei a vossa resposta, não há definitivamente.
Vamos então ao parque da cidade, não é um parque qualquer, tem um castelo de verdade não é só nos contos de fadas, mas antes não podíamos deixar de nos deslumbrar de igual forma que ao avistar o castelo temos uma pista de gelo gigante.
Esta pista de gelo é um lago na primavera/verão, estas são as pequenas maravilhas de viajar no inverno.
Dá vontade de saber andar de patins no gelo não dá? eles são muito educados , atenção tudo a andar para o mesmo lado e sem atropelos não queiram ser diferentes sim?
É gira a pista? e agora com esta vista?
Vamos então ver de perto o castelo Castelo Vajdahunyad que está mesmo a chamar por nós.
A entrada
A capela jak
A estátua do desconhecido, a mais famosa de Budapeste
O parque e o castelo,aqui apesar do inverno vale a pena passear um bocadinho, relaxar e aproveitar para brincar com a pequenada
Quem não conhece os famosos banhos termais não é verdade? mas vão com crianças? fiquem só pelo ver pelo menos no inverno, as diferenças de temperatura são tão grandes que não vamos arriscar concordam? mas então vamos lá ver os banhos e sentir inveja .
Banhos Széchenyi
Confesso-me, tive inveja da grande, gostava de ter tido esta experiência única mas ficamos a ver os outros a curtir o momento.
Chega de lamurias e vamos por a miúda a brincar no parque um bocadinho (rápido) que a fome já está apertar.
Deixemos de brincadeiras e vamos então comer, um italiano vinha mesmo a calhar, fomos duas vezes a este , aconselho tem os 3B :)
ok desculpem mas só um aparte as tampas deles são giras , sim, são só tampas mas gostei posso?
Vi tampas ainda mais giras mas não fossem me achar doida (tipo o marido) só tirei foto a esta
Pronto depois de comer muito e bem (e tirar fotos a tampas) vamos comprar bilhetes para visitar a opera porque só existe visitas as 15h ou 16h.
Bilhetes comprados, algum tempo para visitar a zona circundante, sorte de estar na belíssima avenida Andrassy, visitamos mais um mercadinho, e enchemos os olhinhos com aquelas marcas que para mim existem só para aprecisar.
Vai umas castanhinhas assadas?
Chegou a hora vamos visitar a Opera
Só a primeira imagem diz tudo, muito ouro, mármore, bordeaux e dourado, combinações perfeitas
Esta cúpulo com imagens de anjos, cada um com um instrumento, diz que são eles que fazem com que o som saía perfeito, não sei se são mas que é perfeita lá isso é.
um dos corredores o candeeiro e teto
A forma como trabalham a madeira é impressionante :)
Esta entrada faz lembrar algo? a mim faz recordar o parlamento porém mais pequenina
Zona de cafés
deixei definitivamente as tampas para me deliciar com os tetos (e muito mais)
Optamos por comprar bilhete com tudo incluindo, ou seja direito de fotos e um mini concerto eu diria que é demasiado mini são apenas duas musicas mas que vale a pena, gostamos tanto, sim a Carolina também porque ficou caladinha e não tirava os olhos e bateu palmas no fim. Filmamos para mais tarde recordar, contudo ficou a vontade de assistir a uma ópera, quem sabe em Viena.
E terminamos assim a nossa visita a opera, um final em beleza.
Seguimos a avenida Andrassy para ir mais uma vez ao nosso mercado de natal preferido.
Para terminar tinhamos de comer goulash , desta vez no pão
Mais uma vez a Basílica de Santo Estevão, o que estão a ver nas paredes são videos animados projectados, imagens que mudavam ao som da musica, momentos que iam repetindo por volta de 15 em 15 minutos.
Voltamos a entrar na basílica e ainda bem porque estava um concerto de natal e gostamos muito, infelizmente estava imensa gente e não deu para fotografar muito menos fazer vídeo para recordar.
Terminamos assim esta viagem que será sempre muito especial, a primeira a três numa cidade surpreendente.
Em breve deixo dicas de viagem com crianças.
Espero que gostem e se entusiasmem, até a próxima viagem :)
Sem comentários:
Enviar um comentário